Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Votação do Orçamento 2025 do Governo Federal é agendada para depois do Carnaval 2m6bv

Ângelo Coronel (na tela) deve apresentar seu relatório final depois da reunião do STF

Ângelo Coronel (na tela) deve apresentar seu relatório final depois da reunião do STF Foto: Roque de Sá/Agência Senado 697312

Foto: Roque de Sá/Agência Senado Ângelo Coronel (na tela) deve apresentar seu relatório final depois da reunião do STF  Ângelo Coronel (na tela) deve apresentar seu relatório final depois da reunião do STF

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) convocou a reunião para votar o Orçamento deste ano para depois do Carnaval. O presidente da comissão, deputado federal Julio Arcoverde (PP-PI), agendou para terça-feira, 11 de março, a partir das 15h.

Antes dessa data, o relator, senador Angelo Coronel (PSD-BA), deverá apresentar o relatório final sobre o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 (PLN 26/2024).

A LOA de 2025 deveria ter sido aprovada no fim do ano ado pelo Congresso Nacional, mas questões políticas provocaram atrasos, como a votação da PEC do Corte de Gastos e a exigência de transparência nas emendas parlamentares. Quando o Congresso não aprova o Orçamento em dezembro, o Poder Executivo fica autorizado a realizar apenas despesas essenciais ou obrigatórias. 

Na próxima quinta-feira, 27, haverá nova reunião entre os Poderes para tratar das emendas de deputados e senadores ao Orçamento federal. O encontro é motivado pela ação movida pelo PSOL, que levou o ministro do STF, Flávio Dino, a determinar medidas que assegurem a transparência e a rastreabilidade das emendas parlamentares. (Agência Senado)