Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Potencial de produção de energia limpa será apresentado no Atlas Solar do Estado 1l230

Energia solar fotovoltaica utilizada no bombeamento de água

Energia solar fotovoltaica utilizada no bombeamento de água Foto: Divulgação 1w28

Foto: Divulgação Energia solar fotovoltaica utilizada no bombeamento de água Energia solar fotovoltaica utilizada no bombeamento de água

A propensão para produzir energia solar no Tocantins já foi apontada em um estudo elaborado pelas Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobrás) e Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) intitulado Atlas Solarimétrico do Brasil, publicado em 2000. Diante desse potencial, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), iniciou os trabalhos para elaborar o Atlas Solar do Tocantins.

Nesta semana, foi publicada a ordem de serviço para contratação de consultoria para auxiliar os técnicos da Semades a organizar todos os trâmites relacionados à produção do documento. Segundo Olimpio Mascarenhas, superintendente de Produção de Energias Limpas da Semades, o consultor realizará uma capacitação do dia 7 a 11 de abril, com os técnicos da Secretaria, do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e comunidade acadêmica do Estado.

Para Mascarenhas, o Tocantins não pode ficar inerte frente às possibilidades de desenvolvimento que poderão advir a partir do conhecimento do nosso potencial para geração de energia de fontes limpas, como a solar. “O Atlas Solar é um marco regulatório, que traz junto com a possibilidade da implementação de tecnologias para exploração da energia solar, condições que possam definir políticas de investimento, captação de recursos e pesquisas, que beneficiem, como um todo, produtores rurais, empresários e a comunidade científica em geral”, explica.

Na prática, o Atlas fornecerá informações precisas sobre a irradiação solar no território tocantinense, sendo este um importante documento para orientar o investimento em empreendimentos para geração de energia solar fotovoltaica. “Essa é uma das alternativas apontadas para melhorar o incremento da matriz energética brasileira”, destaca Mascarenhas.

Os recursos para a execução do Atlas Solar do Tocantins estão assegurados junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento - BIRD, dentro do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável do Tocantins - PDRIS.https://image.staticox.com/?url=https%3A%2F%2Fmail.google.com%2Fmail%2Fu%2F0%2Fimages%2Fcleardot.gif (Ascom/Semades)