Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Governo participa de discussão para o fortalecimento da avicultura durante reunião em Palmas 1f6568

Na reunião, ficou definido reforçar as medidas de biosseguridade das granjas comerciais

Na reunião, ficou definido reforçar as medidas de biosseguridade das granjas comerciais Foto: Majuh Souza 1z1460

Foto: Majuh Souza Na reunião, ficou definido reforçar as medidas de biosseguridade das granjas comerciais Na reunião, ficou definido reforçar as medidas de biosseguridade das granjas comerciais

Medidas preventivas e educativas serão realizadas pelo segmento avícola do Tocantins. Representantes do Comitê Estadual de Sanidade Avícola (Coesa), a qual a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), reuniram-se nesta sexta-feira,14, em Palmas, na 1ª reunião ordinária de 2025. Entre os principais assuntos estão as atividades que serão desempenhadas nos municípios que estão no estudo que resultou na identificação de áreas vulneráveis à introdução da Influenza Aviária, realizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

A responsável técnica pelo Programa Estadual de Sanidade Avícola da Adapec (Pesa), Mariana Teles, afirmou que a discussão de temas relevantes tem fortalecido cada vez mais a execução de medidas preventivas.” Fomentamos orientações e conscientização, realizamos estudo para comprovação da ausência viral, vigilâncias ativas e atendimento às notificações de doenças, entre outras).

Na ocasião, ficou definido reforçar as medidas de biosseguridade das granjas comerciais. Já na criação de subsistência, reforçar atividades de vigilância ativa e orientar sobre a importância da notificação de suspeita de doenças à Adapec, principalmente nos locais considerados de maior risco definidos na análise realizada pelo Mapa. Além disso, foram ajustados os procedimentos da Adapec e os protocolos executados pelos responsáveis técnicos.

O auditor federal da Superintendência Federal da Agricultura no Tocantins (SFA-TO), Welciton Assunção Alves, afirmou que o estudo das áreas mais vulneráveis no Estado colabora para a efetivação dos trabalhos. “Estamos fortalecendo as parcerias com a iniciativa privada e o setor produtivo para intensificação de vigilância, para assim manter o nosso plantel livre da doença”, ressaltou. 

Os principais temas debatidos foram; Registro de estabelecimento; Destino e documentação para trânsito de cama de frango; Emergência Zoossanitária; Coleta de Material; Lançamento de GTA na ficha do produtor; Trânsito estadual e interestadual; Coleta de Material, entre outros assuntos pertinentes.

Influenza aviária

A influenza aviária (H5N1) de alta patogenicidade (IAAP) é altamente contagiosa e afeta aves, podendo ser transmitida ao homem. Desde o primeiro caso da doença registrado no Brasil, a Adapec intensificou as medidas preventivas: treinamento de equipes, reuniões técnicas com instituições públicas e privadas, vigilâncias ativas em locais considerados de maior risco e atendimento às notificações. Além disso, tem decreto vigente de emergência zoossanitária, de acordo com as medidas do Mapa, objetivando colaborar com a segurança da sanidade do plantel avícola e da saúde pública.

Participação

Estiveram presentes na reunião, pela Adapec, o gerente de sanidade animal, Sérgio Liocádio, inspetores de defesa agropecuária que atuam em diversos municípios do Estado. Do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Filipe Carrilho.