A Universidade Federal do Tocantins (UFT) anunciou nessa segunda-feira (16) que não haverá vestibular tradicional no próximo ano. Em substituição, serão realizadas duas edições do Exame de o ao Ensino Superior do Tocantins (Exato), com provas agendadas para os dias 18 de maio (primeiro semestre) e 19 de outubro (segundo semestre). O edital da primeira edição está previsto para ser publicado em fevereiro.
Outra novidade anunciada é que, com a adesão da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) ao Exato, as provas devem ser aplicadas em mais municípios do estado, e não apenas naqueles com câmpus da UFT.
O pró-reitor de Graduação da UFT, Eduardo Cezari, destacou a importância do Exato como alternativa de democratização do ingresso nas instituições. “A nossa expectativa agora, diante da manifestação de interesse de adesão pelo IFTO e pela UFNT, é de que a gente dê continuidade às tratativas de formalização do convênio e construa a segunda edição juntos, para que a gente possa chegar a mais cidades do estado e, de fato, consiga tornar o ingresso nas nossas instituições um processo mais democrático e equânime”, afirmou Cezari.
Os resultados da primeira edição do Exato, realizada no último domingo (15), serão divulgados no final de janeiro. (UFT)