Os golpes relacionados ao Imposto de Renda são bastante comuns no Brasil, especialmente durante o período de declaração anual do imposto. Os contribuintes precisam ficar atentos aos golpes que são aplicados nesta época do ano.
Um dos golpes mais comuns é o envio de e-mails falsos que se am por comunicados oficiais da Receita Federal, solicitando informações pessoais ou bancárias. Esses e-mails costumam ter uma aparência semelhante aos comunicados oficiais da Receita, além de solicitar que o contribuinte clique em um link ou baixe um arquivo em anexo para regularizar a sua situação ou obter informações sobre a declaração. Esse tipo de mensagem costuma conter erros de português e informações duvidosas.
Outro golpe comum é o envio de mensagens via WhatsApp ou SMS, que solicitam informações sobre a declaração ou oferecem facilidades para obter restituição do seu Imposto. Essas mensagens podem conter links maliciosos ou de pagamento de taxas e serviços, que não são devidos.
O delegado da Recita Federal em Palmas enfatiza que a regra básica para não cair em fraudes é prestar atenção a um detalhe: e-mails da Receita não contém links. Ele destaca também que, ao menor sinal de dúvida, as pessoas devem consultar o serviço da Central de Atendimento ao Contribuinte na internet - o portal e-CAC.
“Caso receba e-mails em nome da Receita Federal o procedimento mais seguro é entrar no portal do contribuinte (e-CAC), com e senha, e verificar se há alguma pendência no F ou no seu Imposto de Renda. Em hipótese alguma abra arquivos anexados, normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário”, pontua.
Para ar o portal e-CAC, basta entrar no site da Receita Federal e se cadastrar. O portal concentra todas as informações tributárias de cada contribuinte.
Em caso de dúvidas ou informações adicionais, e a página na internet da Receita Federal ou procure uma unidade de atendimento mais próxima.
Para evitar cair em golpes relacionados ao Imposto de Renda, é importante seguir algumas recomendações básicas, como:
1. Verifique sempre se as comunicações recebidas são realmente da Receita Federal, conferindo o endereço de e-mail ou o telefone de contato indicado.
2. Nunca forneça informações pessoais ou bancárias por e-mail ou telefone, especialmente se solicitadas por desconhecidos ou por meio de sites suspeitos.
3. Acompanhe sua declaração pelo site oficial da Receita Federal ou pelo Portal e-CAC, onde é possível obter informações atualizadas e tirar dúvidas.
4. Em caso de suspeita de uma tentativa de golpe, denuncie às autoridades competentes. A Receita Federal possui um canal de atendimento para denúncias de fraudes e crimes relacionados ao Imposto de Renda.
5. Desconfiar de ofertas de restituição de imposto de renda muito generosa ou que exija o pagamento de taxas ou comissões.
6. Mantenha o antivírus e o sistema operacional do computador sempre atualizados, para evitar a infecção por vírus ou malwares que possam comprometer a segurança dos dados.