Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Semarh busca celebrar convênio para estruturar os comitês de bacias hidrográficas do Estado 735dg

Secretária Miyuki com presidentes dos órgãos colegiados

Secretária Miyuki com presidentes dos órgãos colegiados Foto: Divulgação e573p

Foto: Divulgação Secretária Miyuki com presidentes dos órgãos colegiados Secretária Miyuki com presidentes dos órgãos colegiados

A titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Miyuki Yashida, reuniu-se nessa quarta-feira, 18, com presidentes dos Comitês de Bacias Hidrográficas, com o Fórum Tocantinense de Comitês das Bacias Hidrográfica e com o Consórcio CI-Lago para discutir a celebração do Convênio com o CI Lago para reestruturação dos órgãos colegiados para que possam ajudar a promover, da melhor forma, a gestão descentralizada dos recursos hídricos no estado.

Os recursos são da ordem de R$ 2 milhões oriundos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos gerido pela Semarh, que serão reados ao CI Lago, para reestruturação física, financeira e istrativa dos respectivos organismos colegiados e para investimentos em projetos de recuperação de nascentes, dentre outros.

A reestruturação dos comitês é fundamental para que estes possam desempenhar suas funções como organismos da estrutura organizacional do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos juntamente com a Semarh.

Segundo a titular da pasta, o Tocantins tem 100% do seu território inserido na maior bacia hidrográfica brasileira –Tocantins-Araguaia, e este trabalho a ser desenvolvido em conjunto com os órgãos colegiados busca fazer com que todo este potencial de água doce possa ser bem aproveitado, de forma sustentável, tanto para a geração de energia, abastecimento da população e, também, para o desenvolvimento de atividades econômicas como piscicultura e a agropecuária.

“Estamos buscando um direcionamento junto aos comitês e ao Consórcio para promover uma programação conjunta para que todo este potencial de água doce possa ser preservado e bem utilizado”, afirmou.

A reunião contou com a presença dos presidentes do Comitê de Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas, Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda, Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza, Comitê da bacia Hidrográfica do Rio Formoso, além do Fórum Tocantinense de Comitês das Bacias Hidrográfica e do Consórcio CI- Lago. Os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) são órgãos colegiados com poder normativo, deliberativo e consultivo, composto por representantes do poder público, usuários da água e sociedade civil.