O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, convocou uma comissão de secretários de Estado na tarde dessa segunda-feira, 17, para discutir os detalhes da terceira etapa de expansão dos leitos covid-19 na rede estadual de Saúde, que devem contemplar a implantação de leitos de UTI nas cidades de Colinas do Tocantins, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional.
O governador Mauro Carlesse destacou que, apesar dos 360 leitos já implantados e em funcionamento, é necessário que outros municípios com localização estratégica que ainda não possuem leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em a contar com essa estrutura visando ampliar a rede, desafogar os maiores hospitais e agilizar o o de quem precisar de um leito de UTI. “Na semana ada determinei que fossem realizados os estudos para implantação de dez leitos de UTI em Colinas. Agora vamos olhar também a possibilidade de implantar UTIs em Paraíso e Porto Nacional. Assim chegaremos a sete cidades polos com leitos de UTI do Estado para atender melhor a nossa população”, afirmou o governador.
Ainda na reunião, o secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, informou ao governador a finalização da implantação de mais dez leitos de UTI no Hospital Geral de Palmas (HGP), que a partir desta terça-feira, 18, ará a contar com 30 leitos de UTI e 30 leitos clínicos, exclusivos para covid-19. “Desde o início da pandemia não paramos um dia sequer de trabalhar para ampliar a nossa rede. Estamos finalizando esses dez novos leitos de UTI no HGP e na próxima semana vamos dobrar a capacidade de atendimento no Hospital Regional de Gurupi, com mais dez novos leitos de UTI-Covid. E vamos continuar, agora nessa terceira etapa para contemplar esses três municípios que ainda não tem UTI implantada para desafogar os três maiores hospitais do Estado”, declarou o secretário de Saúde.
O secretário da Saúde também informou ao governador a finalização do trabalho de implantação do Hospital Estadual de Combate à Covid-19, que funcionará em Palmas com 70 leitos, sendo 60 clínicos e dez de UTI. Com a nova estrutura em funcionamento e os dez novos leitos de UTI no HGP, o Governo do Tocantins chegará ao número de 440 leitos exclusivos para covid-19 implantados durante a pandemia.
“Nosso trabalho aqui não para. Temos que focar na necessidade principal da população. Agora está sendo UTI e tenho cobrado da nossa equipe agilidade e eficiência para ninguém fique sem assistência”, disse o governador Mauro Carlesse.
Hospital Dom Orione
Também nesta segunda-feira, o governador Mauro Carlesse autorizou o ree de R$ 12.731.284, para o Hospital Dom Orione, de Araguaína, investir na melhoria de sua estrutura para o atendimento à população da região norte nos casos de covid-19. Os recursos devem ser creditados para o Hospital Dom Orione, nesta terça-feira, 18.
Presentes
Também participaram da reunião, o secretário da Casa Civil, Rolf Vidal; da Fazenda e Planejamento, Sandro Henrique Armando; o procurador-geral do Estado, Nivair Borges; o controlador-geral do Estado, Senivan Almeida; o secretário da Comunicação, Élcio Mendes; e o secretário-executivo da Saúde, Quesede Ayres Henrique Campos.