Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Conselho do Fundeb denuncia interferência da Seduc no processo de composição de novo colegiado 276p5j

Seduc estaria interferindo na composição do conselho do Fundeb

Seduc estaria interferindo na composição do conselho do Fundeb Foto: Divulgação 5e3k6m

Foto: Divulgação Seduc estaria interferindo na composição do conselho do Fundeb Seduc estaria interferindo na composição do conselho do Fundeb

O processo de escolha dos membros do Conselho Estadual do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), tem gerado polêmica nas últimas semanas. Isso porque, segundo a presidente do conselho, Rosy Franca, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estaria interferindo no processo de composição da entidade e também protelando o trâmite legal do processo.

Segundo Franca, a lista com os nomes que devem compor o Conselho do Fundeb para o triênio 2020-2022 que foi publicada pela Seduc no Diário Oficial do Estado (DOE) da última segunda-feira, 20, é diferente da lista enviada pelo Conselho à secretaria. “A lista que o Conselho Estadual do Fundeb encaminhou para a Seduc não é a mesma publicada no Diário Oficial”, afirma Rosy Franca.

Prazos

Ainda segundo a presidente do conselho, a Seduc  estaria também protelando o processo de composição do novo colegiado desde o início dos trabalhos. “A secretaria não cumpriu com os prazos estabelecidos para as publicações, protelou as indicações dos membros representantes da secretaria e ainda delongou a publicação de documentos no diário oficial, como manda o regimento do conselho”, afirmou Franca.

O Conselho do Fundeb solicitou ainda no ano ado às entidades que o compõem o envio dos nomes dos novos membros do colegiado. Apenas a Seduc não teria indicado os nomes dentro do prazo. Um novo ofício foi encaminhado à secretaria no dia 27 de dezembro, mas a Seduc não teria feito as indicações. “Nós entendemos que a Seduc está tumultuando o processo de renovação dos membros, protelando o processo que deveria ter ocorrido ainda em dezembro de 2019”, disse a presidente.

Ainda segundo Rosy Franca, no último dia 13 de janeiro, a secretária estadual da Educação, Adriana Aguiar, chegou a confirmar que a posse dos novos membros do colegiado ocorreria no último dia 16. Entretanto, a secretária não teria encaminhado o documento do processo para publicação no Diário Oficial a tempo e não compareceu à reunião marcada. “Ao meu ver o trabalho do Conselho do Fundeb está incomodando a Seduc, não vejo outro motivo para tumultuar o processo, e se estamos incomodando é sinal que estamos cumprindo o papel do Conselho”, afirmou Rosy Franca.

Conselho

Entre as atribuições do Conselho estão, acompanhar e controlar a distribuição, transferência e aplicação dos recursos doFundeb; acompanhar a elaboração da proposta orçamentária anual; acompanhar a execução, inclusive receber e analisar as prestações de contas dos recursos federais transferidos à conta e ainda, notificar o órgão Executor dos Programas e o FNDE quando houver ocorrência de eventuais irregularidades na utilização dos recursos.

Segundo o regimento do Conselho Estadual do Fundeb, a finalidade da entidade é acompanhar a distribuição, transferência e aplicação dos recursos financeiros do Fundeb no Estado. Para tanto o Conselho deve atuar com autonomia, sem vinculação ou subordinação institucional ao Poder Executivo Estadual.

A presidente do Conselho informou por fim que protocolou documentos sobre o caso no Ministério Público Estadual (MPE) e Ministério Público Federal (MPF) solicitando providências.

O Conexão Tocantins cobrou posicionamento da Seduc e aguarda resposta.