Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Comédia baiana em circulação no Tocantins g72o

Foto: Divulgação

Vencedor de diversos prêmios nacionais de teatro e com música original de Milton Nascimento, o espetáculo teatral “Amanheceu”, com a atriz baiana Juliana Bebé realiza turnê no Tocantins. A estreia acontece na quarta-feira, 27, no auditório Durval Godinho de Porto Nacional, e depois segue para o Teatro Cora Coralina em Paraíso (quinta-feira, 28) e na Concha Acústica do Espaço Cultural de Araguaína (sexta-feira, 29). A realização é da Fundação Restaurar e a entrada é somente um quilo de alimento não perecível, que será revertido para instituições carentes dos municípios.

A comédia discorre sobre o dia a dia de mais uma Maria, costureira, fã de música sertaneja que a as madrugadas trabalhando, para entregar suas encomendas tendo como companheiro um rádio. Maria da Silva, leva sua vida tranquilamente, com leveza e humor, até que numa noite insone acaba tomando conhecimento, através de seu rádio, de casos de violência contra a mulher. Assim, ela desperta para as ainda desconhecidas formas de violência das quais ela mesma foi vítima.

De acordo com a atriz, o espetáculo, que está em cartaz há seis anos, encontrou uma forma inusitada de provocar reflexões sobre o tema violência da contra a mulher, utilizando extrema sutileza para transitar entre a comédia (gênero predominante) e o drama. “Quando eu soube que, no Brasil, uma mulher é agredida a cada quinze segundos, senti a extrema necessidade de usar o meu trabalho para colaborar com o fim dessa estatística. E assim nasceu “Amanheceu”, explica a atriz que antes de estrear o espetáculo estudou gênero por três anos.

Este trabalho rendeu à Juliana Bebé a indicação ao prêmio Braskem de Teatro (equivalente baiano ao Shell) na categoria “Revelação”. Já no Festival Nacional Ipitanga de Teatro, foi ganhador dos prêmios de “Melhor Atriz”, “Melhor Texto” e “Melhor Espetáculo”.

Uma iniciativa da Fundação Restaurar, a turnê circulará pelo Tocantins e Piauí e a proposta é possibilitar a ampliação do universo social, cultural e educacional das populações das cidades interioranas, através de apresentação de espetáculo teatral que, além de entreter, tem também um papel conscientizador. O espetáculo usa um fato importante ocorrido no interior da Paraíba e Pernambuco, um "apitaço", afim de propor uma saída em ação , para  que cada espectador sinta que o assunto da violência contra mulher é responsabilidade de todos os cidadãos.  Este formato até antecipou a recente mudança da lei Maria da Penha, onde qualquer cidadão pode denunciar um agressor e não só suas vítimas. Após a apresentação, a atriz promoverá um debate com a plateia.

Atriz

Juliana Bebé tem 32 anos, é formada em Artes Cênicas pela UFBA (Universidade Federal da Bahia). Com 15 anos de carreira esteve no elenco de peças reconhecidas no teatro baiano, como “Cama, Mesa e Banho”. Além de ter trabalhado em peças de autores renomados como: Arthur Azevedo, Caio Fernando Abreu, Nelson Rodrigues, Bernard Marie Koltes, dentre outros.  Em 2010, mudou-se de Salvador para o Rio de Janeiro, já com temporadas fechadas para “Amanheceu”, do qual também é autora, sendo este seu primeiro trabalho solo, fruto de mais de três anos de pesquisa em gênero, focando a violência contra mulher.

Extras

- 25 apresentações do Espetáculo Amanheceu seguidas de debate em 25 Comunidades escolhidas pelo SESI Cidadania em territórios de Unidade de Polícia Pacificada (em ao menos 60% desses locais o espetáculo foi a primeira apresentação de teatro que o local recebeu) 2012-2014;

- 10 apresentações do Espetáculo “Amanheceu” dentro de Escolas Públicas em Parceria com SESC São Gonçalo e também em Teatros de outras Unidades do SESC Rio e mais 60 apresentações de espetáculo sobre gravidez na Adolescência em Escolas Municipais do Rio de Janeiro - seguido de palestra ( dando maior atenção ao calendário da saúde da mulher que deve começar antes mesmo da adolescência ) As apresentações ocorriam em parceria com SESI e SESC Rio. 2013-2015;

- Circulação por 4 Estados do Nordeste através do Prêmio Miriam Muniz de Teatro , dentro do Projeto “Caravana Três Maria-seca. Julho de 2015;

- Encerramento do Seminário: Mulheres Brasileiras e Gênero nos Espaços Público e Privado (Seminário Nacional promovido pelo SESC Departamento Nacional . Dezembro de 2014;

- Abertura da Conferência Estadual de Políticas para Mulheres do Estado da Bahia . 2011;

- Encerramento do Seminário de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria-RS 2012;