Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Lula e Gaguim inauguram mais um trecho da Ferrovia Norte-Sul 5y6m3f

Foto: Esequias Araújo 44597

Foto: Esequias Araújo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, juntamente com o governador do Tocantins, Carlos Henrique Gaguim, e o presidente da Valec, Francisco das Neves, o “Juquinha”, estarão nesta terça-feira, 23, em Guaraí, para inaugurar o trecho de 126 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul, que liga o município a Colinas do Tocantins. Também será inaugurada a Plataforma Multimodal de Guaraí, que somada ao trecho obteve um investimento de cerca de R$ 350 milhões. O presidente chegará a Palmas logo pela manhã e seguirá para o canteiro de obras em Miracema, onde fará uma visita rápida por voltas das 10 horas, cumprimentando trabalhadores e conhecendo as obras. Em seguida, o presidente Lula parte para Guaraí, percorrendo parte do caminho de trem.

A última etapa da Ferrovia Norte-Sul no Tocantins, que liga Alvorada a Talismã, com extensão de 65,8 quilômetros, foi lançada no último dia 10, em Alvorada, pelo governador Carlos Henrique Gaguim. Na ocasião, o governador afirmou que, a partir de agora, irá focar no planejamento das plataformas multimodais.

Atualmente, o Estado conta com 253 quilômetros de trilhos instalados - Aguiarnópolis-Araguaína, num total de 153 quilômetros, e Araguaína-Colinas com 100 quilômetros -, além da inauguração do trecho Colinas-Guaraí, outros três serão inaugurados até o mês de outubro de 2010. Segundo a Valec, até dezembro deste ano, a obra estará concluída até a divisa com o Estado de Goiás, ligando Aguiarnópolis a Talismã.

Andamento

No trecho entre Guaraí e Palmas, com extensão de 150 quilômetros, os trabalhos estão em andamento, sendo que o trecho e a Plataforma Multimodal em Palmas estão previstos para serem entregues em outubro de 2010. Lá pretendem se instalar as empresas BR Distribuidora, , Global, Petrolíder, Petróleo Federal, Nacional Asfalto, Bunge, Cargil, Granule, Louis Dreyfus Commodities, South American Soy, Argentina Negocios de Granos, Ceagro, Fertilizantes Tocantins, Fertipar, , Mac Logística e Cabotagem e Combitans Amazônica.

Já o trecho entre Palmas e Porto Nacional, de cerca de 60 quilômetros, deve ser entregue em julho deste ano. De acordo com a Valec Construções, Engenharia e Ferrovias S/A, quando concluído, o trecho de 860 quilômetros que a pelo Tocantins terá um montante investido de cerca R$ 2,85 bilhões.

Fonte: Secom